top of page

Os 7 primeiros desafios para o recém-formado em Técnico de Segurança do Trabalho.

Atualizado: 25 de set. de 2023

Em geral, terminar o curso Técnico de Segurança e começar a vida profissional é um momento marcado por muita ansiedade e incerteza. Entre os principais desafios dessa fase, estão a falta de experiência do recém-formado, a dúvida sobre como se preparar da melhor forma para o mercado de trabalho e o que esperar desse momento. Embora cada pessoa passe por uma experiência diferente — até mesmo pelas características da carreira que escolheu —, existem algumas ações que podem aumentar as chances de sucesso profissional na área de prevenção de acidentes.


Pensando nisso, preparamos este artigo para você conseguir superar os 7 primeiros desafios que rodeiam a vida dos recém-formados em Segurança do Trabalho. Boa leitura!


Os primeiros desafios do mercado para os recém-formados

No atual cenário econômico, com baixo crescimento do mercado de trabalho, os recém-formados encontram dificuldades ainda maiores para conseguir uma vaga de emprego.

Além de conhecimentos técnicos na área de formação, as empresas esperam profissionais resilientes e capazes de se adaptar às constantes mudanças tecnológicas.


Conheça alguns dos principais desafios que o recém-formado como Técnicos de Segurança encontra no mercado.

Desafio para o Técnico de Segurança recém formado

Falta de experiência

Como conseguir experiência se, para isso, é preciso ter oportunidade? O questionamento é comum na vida de qualquer recém-formado que busca o primeiro emprego. Esse desafio pode fazer com que muitos jovens e adultos permaneçam fora do mercado de trabalho.


Como a demanda por vagas é maior do que a oferta, muitos profissionais experientes procuram emprego ou recolocação, o que prejudica quem está no início da carreira. No entanto, não ter experiência não pode ser desculpa para não investir em capacitação profissional e não ter cursos de aperfeiçoamento, estágios e outras atividades complementares no currículo.


Dificuldade em controlar a ansiedade

A ansiedade no momento de procurar um emprego pode prejudicar a sua imagem. O nervosismo é natural, mas, se for algo extremo, pode atrapalhar muito na hora da contratação.


Não saber responder às perguntas da entrevista, não conseguir se concentrar na dinâmica ou não ser capaz de se apresentar em público podem fazer com que você não conquiste a primeira vaga de Técnico de Segurança, mas calma...não fique ansioso(a) lendo esse post, isso é para te trazer clareza sobre o mercado de trabalho.


Alta competitividade do mercado Técnico

O mercado atual é muito competitivo. Para sair na frente dos concorrentes, é preciso se destacar. É por esse motivo que você já deve ter ouvido por aí que apenas ter o diploma do ensino técnico não é mais o suficiente para conseguir um bom emprego.


Novas tecnologias e métodos de trabalho surgem quase que diariamente, o que fornece inúmeras possibilidades profissionais. Por isso, é muito importante se manter sempre atualizado com relação ao que acontece na área da prevenção de acidentes do trabalho.


Desistir diante do primeiro “não”

Receber muitos “nãos” ou sequer obter uma resposta depois de fazer uma entrevista ou de enviar alguns currículos é desanimador, mas você não pode deixar que essa situação delicada abale o seu emocional.


A oportunidade pode demorar a vir, mas é fundamental não desistir nas primeiras tentativas. Lembre-se de que você deve aproveitar tudo isso como um aprendizado, para evitar cometer os mesmos erros.


Achar que sabe tudo

Mesmo que tenha acabado de sair do curso Técnicos e conheça o que há de mais atual em seu campo de formação, você não sabe tudo. Ao entrar no mercado de trabalho, será possível conhecer pessoas que até não têm curso técnico ou superior, que conhecem muito de segurança e estão atuando há muito tempo em outras áreas, o que lhes deu um conhecimento mais amplo que o seu. Por isso, é importante respeitar todo tipo de profissional.


Ser impaciente

A falta de paciência — ou a pressa — para arrumar um emprego, receber um aumento ou ser promovido é um dos grandes erros. É normal começar um novo trabalho com expectativas muito altas, além de comparar o seu progresso profissional com o dos colegas.


No entanto, isso deve ser feito com cuidado. Uma ansiedade exagerada pode prejudicar a sua produtividade e, consequentemente, atrapalhar o alcance das suas metas.


A vida do recém-formado não é fácil, mas, com calma e determinação, é possível ir além. Para isso, comece a se preparar para o futuro desde já e invista em mentorias, treinamento e formação continuada. Lembre-se de que o melhor está por vir e que os esforços da faculdade serão recompensados.


Não aprender com a experiência alheia

É importante ter consciência de que o curso técnico não ensina tudo o que você precisará saber para exercer a sua profissão.


Algumas teorias não têm aplicação direta na vida real, e é aí que precisamos contar com a experiência de quem está há mais tempo no mercado de trabalho.


Nosso trabalho é extrair o máximo de conteúdo durante anos da nossa carreira e repassar para todos os recém formados e profissionais que queiram melhorar sua performance no ambiente de trabalho e na sua carreira.





49 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page